Sunday, April 20, 2025

A história de Como Aprendi Inglês

A primeira vez que me lembro de ficar com a pergunta "o que será que ela está querendo dizer?" foi quando eu tinha uns 6 ou 7 anos, assistindo aos clipes da Beyoncé. Eu queria muito entender o que ela falava nas intros das músicas e ficava matutando aquilo.

Aos 8 ou 9 anos, uma professora de inglês começou a dar aulas na minha escola que, mesmo sendo pública, foi um lugar de acolhimento pra mim. Eu amava aquelas aulas em que aprendíamos palavras diferentes para coisas que eu já conhecia, e foi aí que me apaixonei pelo inglês.

Quando eu tinha 10 anos, lembro que minha prima mais velha, que já estudava inglês, respondeu uma dúvida que eu tinha: perguntei o que significava "The Only Exception", da música do Paramore, e ela me disse: "significa a única exceção". Eu fiquei tão feliz! A resposta dela, embora simples, abriu um mundo de possibilidades dentro de mim. Se minha prima, nascida na favela como eu, podia aprender inglês, então eu também podia.

Nessa época, na igreja que eu frequentava, alguns americanos vinham visitar e conversavam com alguns membros. Eu achava aquilo incrível. Me imaginava vivendo aquilo também, falando inglês, entendendo tudo. Tentava aprender sozinha, mas era difícil. Minha família sempre teve o suficiente apenas para sobreviver naquela época, meus pais vendiam prata, chocolate e lanches naturais para garantir o nosso sustento. Pedir pra eles me colocarem num curso de inglês era algo que eu nem cogitava.

Foi também nessa época que conheci o Justin Bieber. Quando ele lançou o documentário Never Say Never, eu, que já mexia bastante na internet com apenas 10 anos, dei um jeito de assistir pirata (risos). E, mais uma vez, aquele desejo de aprender inglês reacendeu forte em mim. Eu, minha irmã e minha prima até inventávamos conversas em um "inglês" que não existia, só pra treinar. Ouvíamos as músicas dele e o sonho de entender tudo que era dito continuava aceso no meu coração.

Depois de muita luta, meu pai conseguiu me colocar em um curso de inglês. Eu tinha 13 anos. O curso duraria dois anos, com aulas duas vezes por semana. Eu não faltava de jeito nenhum. Muitas vezes, ficava sem comer porque saía direto da escola (que era à tarde) para as aulas à noite, mas nada ia me impedir de aprender. Finalmente, o sonho de falar inglês estava deixando de ser só um desejo e se tornando realidade.

Foram dois anos incríveis. Eu aprendi o tão sonhado inglês.
Além do curso, eu aproveitava todas as oportunidades: conversava com os americanos que vinham à igreja, escrevia letras de músicas em inglês no meu caderno, assistia a filmes, ouvia músicas... Me mantinha imersa no idioma o máximo que podia.

Aprender inglês mudou a minha vida. Não só abriu portas, mas também me mostrou que sonhos, mesmo aqueles que parecem distantes, podem se tornar realidade quando a gente acredita, corre atrás e não desiste.

No comments:

Post a Comment

Você tem acesso ao último pensamento desse pote ao vivo e a cores

A história de Como Aprendi Inglês

A primeira vez que me lembro de ficar com a pergunta "o que será que ela está querendo dizer?" foi quando eu tinha uns 6 ou 7 anos...